A historia do Xeque-Mate nos Padrões

Tudo começou em uma conversa entre amigos, Bruno Vitor e Elton Pereira, sobre como eles poderiam ocupar as mesas da cidade com jogos de tabuleiro especialmente de damas/xadrez. A principio seria só essa intervenção que seria realizada, eles me contaram da ideia e de imediato me empolguei, já em busca de colocarmos em prática o projeto começamos levantar alguns pontos importantes, como sobre a autorização da prefeitura para que pudêssemos realizar as intervenções nas mesas sem arrumar problemas. Foi daí que surgiu a ideia de realizar um evento que durasse o dia todo ou metade do dia, com diversas atrações artísticas. Se iriamos ter que pedir a autorização que fosse pra fazer algo que a população pudesse prestigiar e de graça. Começamos a redigir o projeto e a divulgar entre nossos conhecidos em busca de apoio, e isso foi de suma importância para a fundamentação e crescimento da ideia. Conhecemos termos como Economia Criativa, que nos levou a pensar em promover artistas locais no evento, pensamos também em promover empresas locais do ramo alimentício gourmet e artesanal, mas por motivos pessoais essas empresas não puderam participar. Quando fui adicionado ao grupo do Facebook do Coletivo Despertai tive a oportunidade e a honra de conhecer Camila Kuhnen, modelo Plus Size aqui da cidade e em uma conversa ela me contou do sonho que tinha que era realizar um desfile onde a diversidade fosse o tema central. Ela me contou da sua história e suas lutas, eu me emocionei e decidimos que íamos realizar esse sonho junto com o projeto.
Depois de uma longa e necessária revisão do projeto, ficou nítido para nós o que iriamos realizar. O campo do TG como é conhecido popularmente (Praça da Abolição, Mogi Guaçu-SP),  foi o palco da nossa obra, as mesas lá estavam sem cor, sem vida, e nós por jogarmos xadrez pensamos "nossa antigamente as mesas das praças tinham tabuleiro, pena que hoje não tem mais. O que podemos fazer para mudar isso?", decidimos que iriamos pintar o tabuleiro, que ocuparia 40 cm² da mesa, sobrando 20 cm nas bordas que foi ocupado por artistas locais com seus trabalhos. Começamos então a chamar artistas locais, grafiteiros, artistas plásticos, desenhistas, enfim quem pudesse contribuir de forma artística, eles além de participar poderiam expor seus trabalhos em uma tenda que foi responsabilidade da Time is Art Deco. a estrutura serviu de galeria para a exposição das artes. Convidamos o David Cordeiro instrutor de Capoeira para apresentar junto com seu grupo Capoeira Luanda, e eles fizeram a abertura do projeto as 10h.
Durante o evento houve a apresentação do Igor Rodrigues com seu "Monologo de Morte, as mortes na vida de um trans." que emocionou a quem pode prestigiar, teve até quem se identificasse com o que ele explana em sua apresentação.
E para finalizar o dia com chave de ouro, foi a vez de Camila Kuhnen e as modelos subirem a passarela e mostrar que há beleza em todos os biotipos, que o que não é bonito é o preconceito, o desprezo e a rejeição por conta de padrões que são impostos socialmente, seguido de um debate a cerca disso que foi ministrado por Karina Morais, militante feminista e historiadora.
O evento foi realizado no ultimo Domingo dia 12 de Junho de 2016.

Comentários

  1. Foi tudo tão lindo, obrigada pela oportunidade, não podemos parar

    ResponderExcluir
  2. Foi tudo tão lindo, obrigada pela oportunidade, não podemos parar

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Conte o que você achou deste texto!