E o que isso tem a ver com amor?

O que é amar? De onde vem o amor? Por que sempre o confundimos com dor? Sofrer faz parte do amor? Por amor permitimos que outras pessoas nos machuquem, mas isso se faz necessário? A pessoa que nos ama vai nos machucar? Ou vamos machucar constantemente as pessoas que nos amam?
Quando permitimos que outra pessoa nos machuque, nos sentimos no direito de machucar a outras pessoas também. Auto-flagelo para aliviar o peso dos erros diários, ai criamos uma espécie de karma, mas não sem intenção, sempre tem uma mesmo que inconsciente, ou oculta, mas sempre muito bem direcionada, o problema consiste em que quando é inconsciente não sobra tempo para se medir as consequências.
E o que isso tem a ver com o amor? Tudo. O amor precisa de cuidado, gosta de cuidado e quando não tomamos cuidado as coisas fogem do nosso controle. Saber ponderar entre o que a gente quer e o que o outro sente, sem a arrogância de querer ditar o que a gente acredita, ou  decidir como o outro deve ser, o amor permite o erro, e o erro permite o amor, por isso o amor não é fácil, pois o amor é também o perdão, a compaixão, a compreensão, humildade é principalmente a aceitação, aceitação da realidade absoluta (aquela que não pode ser alterada, a realidade dos outros), e da realidade relativa (que é a sua, que diz respeito a sua vida) e então toda vez que sentir vontade de mudar alguém, mude a si mesmo e sua realidade começa a mudar.
A tendência a imposição e a intolerância tem aumentado, quero meu espaço, porém não aceito qualquer espaço, quero o que brilhe mais, fama, ambição, e cobiça uma receita perfeita para a perdição mas a que custo? Por que não aceitar simplesmente o seu lugar, e depois evoluir? Sem esperar recompensa, a chance de se surpreender é maior. O receio é o que impede de dar um passo a frente, ele está vinculado a ansiedade e a antecipação do futuro, quando você associa uma situação a uma outra negativa, isso gera uma sensação de medo que por sua vez te impede de prosseguir, o fracasso é alimentado pelo medo e o que poderia ser uma vitória se transforma num erro.
E o que isso tem a ver com o amor? Muita coisa, sempre somos surpreendidos por nossos próprios pensamentos e sempre nos perguntamos é a pessoa certa? Ou estou fazendo a coisa certa? Nem ser for apenas para ter certeza pela milésima vez. O problema é que tudo isso alimenta nossa insegurança, é neste ponto também que nasce o ciúme. Estamos apostando tudo na pessoa, e queremos que ela também o faça, mas não temos o controle total da vida de outra pessoa, qualquer que seja a hipótese, não podemos ter certeza se a pessoa compartilha dos mesmos sonhos, dos mesmos desejos, mas isso também só serve para alimentar nossa insegurança, afinal ninguém quer sonhar em vão!
Sonhar a dois requer comprometimento, doação pois você estará se envolvendo com a parte mais sensível de qualquer ser, com a sua parte mais sensível. E se tiver uma pessoa que sonhe com junto com você, e que te inclua nos sonhos dela também, acredite você está dentro do coração dela, pois é lá que os sonhos habitam. Ao invés de cobrar amor ame, somente quem ama recebe amor, saiba amar  sem machucar, e sem se machucar o que é mais importante. Isso sim tem a ver com amor.

Comentários

Postagens mais visitadas